Crianças em tempos de Pandemia

A pandemia causada pelo Coronavírus tem feito com que a vida das pessoas seja transformada em um contexto geral. Quanto às crianças não aconteceu de maneira diferente, as mudanças ocorreram de forma abrupta, fazendo com que hábitos tão disseminados em nossa cultura fossem alterados.

Para as crianças essa mudança foi muito impactante pois as formas de viver, aprender e conviver com as pessoas foram modificadas. Muitas vezes de forma que elas não entendem o que está acontecendo. As questões lúdicas e perceptivas foram acionadas de maneira a entender o que é esse “monstro” chamado Coronavírus. Elas utilizam de recursos lúdicos para entender algo que é invisível. Entender o que é, como se prevenir, cuidar do próximo com recursos lúdicos, através de ferramentas como a fantasia que faz parte do universo simbólico do qual a criança entende as coisas ao seu redor.

Outros pontos que a quarentena trouxe quanto às crianças são questões relacionadas ao convívio com indivíduos, sendo eles da família ou não, mudanças dos hábitos quanto a higienização constante, ensino remoto e distanciamento social. O novo modo de viver e conviver se tornou obrigatório enquanto a rotinas se modificaram. O ensino passou a ser em casa, e a adaptação não foi apenas para as crianças, mas sim, para todos os envolvidos, como pais, escolas, professores, de modo a ser um desafio compreender o ensino remoto imposto pelo isolamento social devido a pandemia. A falta de convívio com amigos e familiares e situações relacionadas a comunicação se tornam questões conflituosas paras as crianças, pois entender essa necessidade e até mesmo os riscos impostos no convívio diário são pontos que, para a compreensão da criança, podem ser um problema. É necessário dispor de recursos dos quais a criança entenda e a adaptação para minimizar o efeito do distanciamento social. A higienização precisou ser alterada em pontos como a necessidade de lavar as mãos e passar álcool em geral muito mais do que antes. Além de tudo isso, o distanciamento social fez com que as pessoas próximas passaram a não se ver, não se tocar.

Com relação ao distanciamento social, para a educação primaria se tornou grande preocupação, pois questões quanto à sociabilidade estão em xeque, pois têm sido muito restritas ou impossibilitadas de se ter. Isso contribui de forma direta no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. As habilidades socioemocionais são desenvolvidas em geral nas relações de trocas com o outro através da interação.

É importante preparar as crianças para o término da quarentena e do distanciamento social um dia, e em contrapartida é fundamental conscientizar que os cuidados e a atenção devem permanecer quando for possível estar com as pessoas novamente.

O processo para a volta das atividades que se tinha antes deve ser proposto para as crianças de forma gradativa. Se deve acolher e trabalhar as dúvidas que surgirem. A busca pela resiliência, solidariedade e compaixão devem ser compartilhadas com as crianças. O desafio por inserir as crianças no novo convívio social pode ser um trabalho árduo, o qual deve ser feito de forma conjunta com a família.

Larissa Araújo Peloso
CRP 06/166241

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