A paternidade na pandemia
Muito tem se falado sobre pandemia, sobre “fique em casa”, sobre uso de máscara e outros assuntos ligados a esse acontecimento histórico atípico que influenciou e modificou a rotina do mundo inteiro. Infelizmente também estamos presenciando uma onda de estresse, ansiedade e depressão que tem se espalhado por todos os lugares. Sim. Um incômodo pertinente da pandemia.
Mas um assunto que pouco se fala é: E os pais no período na pandemia?
Especificamente: o papel do pai nessa história?
Bem, depois de quase 2 anos de pandemia tudo está diferente. Os trabalhos home Office se tornaram algo comum. E as rotinas também se alteraram. Agora ficamos quase o dia todo em casa.
Humm, muitos já devem ter pensado: “Difícil hein?”. Sim. E é mesmo.
O pai quase sempre visto como aquele que vai trabalhar e a mãe que acaba segurando as pontas praticamente de tudo (e olha que a mãe trabalha também), agora se vê como um colaborador assíduo no papel de cuidar. Levar os filhos para o parque, fazer comida, arrumar a casa, ser animador de festa para uma criança só e por aí segue. E ainda trabalhar também.
Sim. É um papel cansativo, estressante, causa insegurança se vamos conseguir dar conta. Mas pensa só. É uma oportunidade incrível de estreitar o laço com seus filhos. Gerar pensamentos e sentimentos que perdurarão por toda a vida deles. Quando eles se lembrarem da pandemia e de todos andando mascarados vão provavelmente ter lembranças carinhosas daqueles momentos que apesar de gerarem incertezas, também geraram amor, carinho e brincadeiras intermináveis.
Então antes de reclamar, ficar com raiva ou pensar que queria estar trabalhando na rua. Saiba que seu filho ou filha se lembrarão desses anos como anos inesquecíveis. Os anos que seu pai esteve lá e foi seu super-herói praticamente 24 horas por dia.
É papai, é uma responsabilidade e tanto e vai dar um trabalhão. Mas quando você perguntar para os seus filhos e ver os olhos deles enquanto eles falam você vai saber que valeu a pena todo o esforço.
Feliz dia dos pais!
Fábio Luiz Ramos Costa
CRP 05/54994