Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout afeta milhões de brasileiros
Psicólogas da Zero Barreiras falam sobre dados da OMS que alertam para a necessidade de as empresas cuidarem da saúde mental de seus colaboradores

 

Por muitos anos, evitou-se falar em saúde mental no meio corporativo, o assunto era considerado um tabu e visto pelos gestores como “coisa de gente louca”. O quadro começou a mudar quando a Organização Mundial de Saúde – OMS- divulgou que a Síndrome de Burnout (conhecida como síndrome do esgotamento profissional) já atinge mais de 33 milhões de brasileiros e custam cerca de R$ 1 trilhão de dólares à economia mundial. Diante desse dado, um dos grandes desafios das empresas passou a ser o desenvolvimento de uma cultura de saúde mental dentro do ambiente de trabalho. A maioria dos empresários não sabe como lidar com a questão e agora se depara com a necessidade de se adaptar para manter a qualidade do trabalho de seus colaboradores.

“Algumas empresas continuam relutantes em cuidar da saúde mental de seus colaboradores, o que nos deixa um alerta já que a saúde mental está diretamente ligada a produtividade e, a longo prazo, o impacto deste descuido, pode prejudicar o posicionamento destas empresas no mercado.” Empresas que mantenham uma política de descaso com a saúde mental dos seus funcionários não se sustentarão mais por muito tempo.

Uma das principais dúvidas líderes é como desenvolver uma cultura de saúde mental dentro das empresas. Algumas dicas importantes, a primeira é a importância de treinar uma equipe de recursos humanos disposta a ouvir, pois como nem sempre o empregado tem um canal direto com seu chefe, a equipe de RH pode ajudar a empresa a enxergar o que pode ser melhorado. As organizações podem incluir a psicoterapia como um benefício corporativo ou realizar eventos que abordem a questão da saúde mental também pode ajudar os colaboradores a perceberem que o tema é fundamental para a organização.

Também é importante que sejam oferecidas atividades que promovam o bem estar de todos no local de trabalho. Empresas que investem em aulas de yoga, meditação e alimentação saudável para seus funcionários, tendem a ter uma equipe mais coesa e que veste a camisa, os colaboradores se sentem realmente valorizados.

 

Christiane Valle (CRP 05-23227)

Patrícia Lenine (CRP 05-33454)

WeCreativez WhatsApp Support
Olá, como podemos ajudar?