Ansiedade e Dicas
Com o aumento dos casos de COVID-19, mesmo após 1 ano da pandemia, a palavra ansiedade se tornou mais comum no vocabulário das pessoas, por isso, a importância de falar sobre ansiedade e a relação dela com o aumento dos casos de COVID-19.
É muito comum as pessoas dizerem que são muito ansiosas ou que estão muito ansiosas, mas afinal o que é esse sentimento? O primeiro passo para lidar com a ansiedade é saber o que de fato é essa tão falada ansiedade. A ansiedade é um mecanismo natural do nosso corpo que vem de instituto de sobrevivência. Ansiedade humana fundamental se manifestando de maneira diferente, de acordo com estímulos e situações diferentes. Podemos pensar na ansiedade como um medo certo na hora errada, é sempre a resposta a um medo. E quais são esses medos?
Ontem: Predadores, perigos, erro = morte e hoje? chefes exigentes, crianças desafiadoras, incertezas econômicas, doenças e transtornos: cardiopatias, obesidade, síndrome do intestino irritável e CORONA VÍRUS
Diante disso, quando a ansiedade se torna um problema?
Quando você não consegue viver sua vida de maneira plena.
Então, se você tem: preocupação com tudo que foge ao controle, preocupação com o possível e não possível; preocupação com o próprio estado de preocupação, estresse: dor de cabeça, infarto, pânico e depressão.
E quando a ansiedade se manifesta de forma saudável?
Estado de Alerta
Atenção para as ações necessárias, ansiedade controlável e adequada para prever situações, para adotar o plano inteligente na solução de problemas
Situação estressante positiva.
Não paralisa, exalta a adrenalina e dá coragem, energia, consciência e confiança para fazer o que é preciso em momentos difíceis da vida.
No caso da pandemia, o estado de alerta causado pela ansiedade pode ser um grande aliado ao sair de casa e se atentar em não esquecer a máscara e álcool em gel.
7 dicas importantes para gerir sua ansiedade:
- Esteja atento aos seus padrões de pensamento e observe se são produtivos ou não. Um exemplo é você se preocupar demais com situações que não são controláveis ou não estão ao seu
- Procure focar sua atenção no momento presente. Faça uma coisa de cada
- Reserve 30 minutos por dia para pensar em todas as suas preocupações. Permita-se pensar livremente, sem repressão ou julgamentos, mas não ultrapasse esse tempo. Aproveite para fazer uma lista das preocupações e imagine ações concretas e específicas para solucioná-las.
- Identifique e pratique atividades que prendam a sua atenção e são prazerosas para você. Como exemplos: praticar atividade física, brincar com jogos de tabuleiro, costurar tricô, tocar um instrumento
- Procure avaliar as situações ou pessoas que você costuma evitar para não se sentir ansioso e ao invés de evitar, tente enfrentá-los, mesmo com a A medida que isso acontece, seu sistema de alarme passa a não ver as situações ou pessoas como tão perigosas e a ansiedade tende a diminuir.
- Concentre-se na sua respiração, praticando-a de forma controlada e
- Aceite que pensar e se preocupar faz parte da condição humana. Coisas boas e ruins acontecem independente da intensidade da sua preocupação.
Keep Calm e seja feliz! ☺
Carine Lopes
Psicóloga (CRP 05-53891)
Claudia Galotta
Psicóloga (CRP: 05/33191)