Renascendo no luto

O luto representa o momento seguinte a uma perda importante, que pode ser: uma pessoa querida que partiu, uma relação que acabou, um emprego perdido e muitas outras situações que trazem sofrimento. Será que esta palavra representa apenas dor?  Hoje em dia vemos um número cada vez maior de pessoas buscando soluções mágicas para evitar a dor. Será essa a melhor solução? Fugir é realmente possível?

A verdade é que na vida sempre é possível tirar algo de bom de uma situação ruim. Podemos passar a vida correndo do luto ou vivenciá-lo  e renascer com ele. Hoje ouvi de uma moça que perdeu o emprego junto com a separação:  “É na crise que a gente constrói!” 

Para que isso seja verdade, é preciso enfrentar o luto e entender quais são as oportunidades que você tem à sua volta e o que você pode fazer com esta experiência. Depois de um tempo, você vai perceber que da saudade nascem belas lembranças, que do sofrimento surge a força e que da ausência vem a construção.

“As Perdas, como disse Freud em Luto e Melancolia, não podem ser apagadas. Levam tempo – e dão trabalho – para serem revividas, para que o sujeito, só então refeito da dor, possa se envolver novamente com a vida, o trabalho e o amor. “ (S. Edler).

Mas, se ainda assim, a carga estiver muito pesada, não fuja, busque ajuda! Você pode vencer essa jornada!

 

Christiane Valle

WeCreativez WhatsApp Support
Olá, como podemos ajudar?